Bandeira

SÍMBOLOS DO MUNICÍPIO
 

De acordo com a Lei nº767, de 29 de novembro de 1971, que dispõe sobre a forma e apresentação dos símbolos do Município de Jales e dá outras providências, os símbolos do Município de Jales são os seguintes (clique numa das opções):     

 

A BANDEIRA MUNICIPAL


 

           A Bandeira Municipal de Jales é de autoria do heraldista1 Prof. Arcinoé Antonio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica2 Municipalista. É terciada3 em faixa, sendo os quartéis4 em azul, constituídos por duas faixas horizontais brancas carregadas de sobre-faixas vermelhas, que partem de um triângulo lateral, à esquerda, branco, onde o Brasão Municipal é aplicado, tendo o triângulo por base a própria tralha5 da Bandeira.

           De acordo com a referida Lei, o estilo da Bandeira obedece à tradição da heráldica portuguesa, da qual herdamos os cânones6 e as regras, com direito à opção pelos estilos terciado, esquartelado, sextavado ou oitavado, ostentando uma figura geométrica no topo na tralha ou no centro, onde o Brasão é aplicado, tendo por cores as mesmas constantes no campo do escudo. Nossa bandeira obedece a essa regra, sendo terciada em faixa, ou seja, apresentando três campos horizontais da mesma cor.

           O brasão constante da Bandeira, símbolo do governo municipal e o flanco-quartel triangular7 branco onde é aplicado, representa a própria cidade-sede do Município. As faixas que partem desse flanco-quartel dividem o campo da bandeira em três partes e simbolizam a irradiação do Poder Municipal a todos os quadrantes8 de território e os quartéis, assim constituídos, representam as propriedades rurais existentes no mesmo.

           Em conformidade com as regras heráldicas, a Bandeira Municipal tem as dimensões oficiais, ou seja, 14 (catorze) módulos de altura da tralha por 20 (vinte) módulos de comprimento do retângulo.
 

 

GLOSSÁRIO

  1. – Heraldista: especialista na arte ou ciência dos brasões.
  2. – Heráldica: a arte ou ciência dos brasões;  O conjunto dos emblemas de brasão
  3. – Terciada: dividida em três seções (escudo).
  4. – Quartel: a quarta parte;  Heráld. -  Cada uma das quatro partes em que se divide um escudo.
  5. Tralha: cabo costurado em uma bandeira, por meio do qual esta é presa à adriça que permite içá-la num mastro, verga, etc.
        – Adriça: cabo utilizado para içar bandeira, flâmula, roupa.
  6. – Cânone: padrão, modelo, norma, regra.
  7. – Flanco-quartel triangular: uma das quatro partes da Bandeira onde está aplicado o
    triângulo.
  8. – Quadrante: qualquer das quatro partes centradas de uma região.