SAE/CTA intensifica ações de combate à Hanseníase em Jales

Sexta-Feira, 28 de Abril de 2017 Por: Sabrina Rodrigues

O mês de abril contou com a intensificação do trabalho do SAE/CTA de Jales com o Tema Hanseníase, que começou no dia 06 de abril, com um encontro realizado no prédio do SAE/CTA de Jales, direcionado aos médicos e enfermeiros do município.
O objetivo foi a descentralização do atendimento de pessoas portadoras de Hanseníase na cidade, a fim de facilitar e aproximar o diagnóstico e o tratamento , diminuindo as distâncias e quebrando as barreiras da doença.
Ao final do encontro, cada unidade de saúde ganhou um kit para avaliação de sensibilidade simplificada, uma pasta contendo o Manual das Diretrizes para Eliminação da Hanseníase de 2016, um CD com o material na íntegra do Curso de Hanseníase do UNASUS e as fichas padrão do novo protocolo apresentado.
Pertencente ao grupo de doenças Infecciosas, a Hanseníase é uma doença crônica de grande importância para a saúde pública e deve ser advertido em conseqüência de seu alto poder incapactante. Sua principal característica são as manchas com diminuição e ou alteração de sensibilidade, ou concentração de nervos com alteração de sensibilidade e/ou motora e/ou autonômica.
Nas Escolas Municipais
Também sobre a mesma abordagem, iniciou-se o “Projeto de Educação em Saúde em Hanseníase” na Escola Municipal Maria Olympia Braga Sobrinho, que contou com quatro encontros no 4º ano do ensino fundamental de ciclo I no período da manhã. Foram abordados características da doença, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, cura, reações e deformidades, dentre outros aspectos.
O material usado na escola consistiu em um livro orientador que coordena e direciona o conteúdo explorado, distribuído para cada aluno. O livro foi idealizado, elaborado e feito pela fisioterapeuta do SAE/CTA de Jales, Drª Dieine Morise Mendes Garcia e o projeto também foi aplicado pela mesma.
Durante o projeto, os alunos realizaram pesquisas, elaboraram cartazes, distribuíram panfletos informativos para sua família e vizinhos, realizaram as atividades didáticas contidas no livro. Houve uma avaliação para analisar o grau de aprendizagem e satisfação dos alunos, e o resultado superou as expectativas do Projeto, mostrando que a cada ano os alunos aprendem mais sobre Hanseníase e disseminam o conhecimento. Ao término, cada aluno recebeu um certificado de participação.