Depois de 18 anos, Prefeitura e Comissão resgatam a Copa Jales e grande final reuniu milhares de pessoas

O maior torneio de futebol amador do interior paulista, a Copa Jales, que reuniu 16 equipes da região desde o dia 10 de março em acirradas disputas no Campo da Fepasa, chegou à sua grande final na tarde da última quarta-feira, dia 1º de maio. Depois de 18 anos, o evento foi resgatado pela atual administração e realizado pela Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude e Comissão Organizadora.

Em pleno feriado do Dia do Trabalhador, na presença do prefeito Luis Henrique, da vice Marynilda, da Comissão Organizadora presidida por Ivair Bologna, o Cuca e dos vereadores Andrea Moreto, Bruno de Paula, Elder Mansueli e do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gouveia, milhares de pessoas que lotaram as arquibancadas, ruas e outros espaços da Areninha da Figueira, ao lado do Campo da Fepasa que sediou todos os jogos, prestigiaram uma grande festa que começou com o Torneio Veteranos 50, entre os Amigos do Buso e Amigos da Bola Vitória Brasil, seguida pela apresentação do Stúdio de Dança Julianne Magri, que realizou voluntariamente, uma belíssima apresentação no meio do campo e contagiou o público presente que proporcionou muitos aplausos.

Na sequência aconteceu a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Jales pela Orquestra Sinfônica de Jales, sob a regência do Maestro Edivaldo de Paula.

Após ambas as apresentações, a equipe da Copa Jales prestou uma homenagem ao senhor Luis Carlos Castanha, fundador do Clube Esportivo Jalesense, um marco na história do município. O vereador também agradeceu ao prefeito Luis Henrique, pelo excelente trabalho que está realizando por Jales e por voltar os olhos para o esporte, área que estava abandonada e sempre ficava em segundo plano, segundo ele.

A cereja do bolo, a grande final entre Paranapuã E. C.  X Ouromix Iturama, contagiou o público que aplaudiu o grande campeão, Ouromix, de Iturama-MG que venceu o time de Paranapuã nos pênaltis por 5 a 4 e levou o prêmio de R$ 15 mil para casa. O time de Paranapuã E. C. faturou R$ 5 mil.

O público também saiu ganhando ao participar do sorteio de brindes doados por comerciantes e empresas. Quase R$ 10 mil em brindes como televisão, bicicletas, eletrodomésticos, entre outros, foram doados.

A Comissão Organizadora lembrou que entre os dias 10 de março e 1º de maio, 16 equipes da região, incluindo 9 de Jales, passaram pelo Campo da Fepasa, entre elas: To à Toa, de Rubinéia; Jalesense; C. A. Pontal; Internacional Vila União; São João de Iracema; Ouromix de Iturama; Parisi; Juventude, de Jales; C.A. Uraniense; Paranapuã; Bonsucesso; Recreativo; Veteranos de Pontalinda; 1º de Maio, de Jales e Botinho E.C.

A final da Copa Jales foi um sucesso tão grande que foi transmitida pelo You Tube ao Vivo pelo canal IE Sports, atraiu para Jales a equipe de reportagem da TV Tem, afiliada da Globo e foi gravada pela equipe de produção de vídeos da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Jales.

De acordo com a Comissão Organizadora, a Copa Jales foi uma grande celebração que também celebrou o aniversário de Jales comemorado no dia 15 de abril, atraindo milhares de torcedores de Jales e visitantes para os jogos.

O presidente da Comissão Organizadora, Ivair Bologna, o “Cuca”, destacou como foi gratificante ver o esforço de todos os times, das secretarias, da comissão organizadora e dos árbitros e agradeceu ao prefeito Luis Henrique que, segundo ele, desde o início, acreditou no projeto e resgatou a Copa Jales.  “Quando o propósito de algo é o bem maior, só podemos colher os melhores frutos e isso foi o que vimos hoje, desde a organização até a final dos jogos. Agradeço amplamente o apoio do prefeito Luis Henrique ao esporte jalesense, ao futebol amador, e de quem acreditou em nosso trabalho e fez de tudo para a Copa Jales voltasse a ser realizada em grande estilo”, destacou.

Em seu discurso, pouco antes da cerimônia de premiação, o prefeito Luis Henrique destacou, mais uma vez, que “é motivo de muita alegria para nós da Prefeitura de Jales e da Comissão Organizadora e de orgulho para todos os envolvidos e para a população, podermos resgatar mais uma tradição que sempre foi aclamada pelos apaixonados por futebol. A Copa Jales não é realizada desde 2006, voltamos a realizar esse evento em grande estilo. Nesse dia festivo, com recorde de público, é possível ver no rosto das pessoas a alegria em poder estar aqui, prestigiando e participando da Copa Jales. Mas costumo dizer que ninguém faz nada sozinho, por isso agradeço à Comissão Organizadora, Secretaria de Esportes e a todas as secretarias municipais envolvidas, atletas, apoiadores e a todos que prestigiaram e fizeram deste evento mais um verdadeiro sucesso”.

Copa Jales 01
A equipe Ouromix, de Iturama – MG foi a grande campeã da Copa Jales 2024
Copa Jales 02
O prefeito Luis Henrique, o presidente da Comissão Organizadora, “Cuca”, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gouveia e os vereadores Bruno de Paula e Elder Mansueli prestigiaram a grande final da Copa Jales e participaram da cerimônia de premiação