Prefeitura adere a Campanha de Combate e Controle das Arboviroses

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e seu Setor de Endemias está participando durante todo o mês da Campanha de Combate e Controle das Arboviroses, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar este problema.

As arboviroses são doenças provenientes dos arbovírus, transmitidas principalmente por mosquitos, como Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya. Se não tratadas a tempo e corretamente, essas doenças podem causar grandes complicações à nossa saúde.

Sendo assim, diversas ações estão sendo executadas no município, especialmente na semana de combate, celebrada entre 20 e 25 de março. Dentre as ações comandadas pela Prefeitura de Jales estão inclusas mais uma edição da campanha Jales + Limpa, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente; bem como a produção e divulgação de material informativo, inclusive em vídeo, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social.

É importante ressaltar que a contribuição da população é fundamental para evitar a proliferação das arboviroses, seguindo à risca as dicas mais importantes para evitar os criadouros do mosquito: mantenha a caixa d’água bem fechada e realize a limpeza regularmente, descarte pneus usados em postos de coleta, retire do quintal objetos que acumulam água, como potes e garrafas, utilize vasos de plantas que não acumulem água e armazene os materiais para reciclagem em um saco coberto.

Caso apresente qualquer sintoma de dengue, Zika ou Chikungunya é de extrema importância que o paciente procure um serviço de saúde para receber o diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O objetivo da campanha consiste em mobilizar a população para se unir em uma força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti. A iniciativa pretende envolver a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em uma ação coordenada em todo o estado de São Paulo, com o intuito de eliminar os locais onde o mosquito se reproduz”, informou a secretária municipal de saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza.

Arboviroses 1

Arte - Arboviroses